09 JUN 2022
Senar, em parceria com a Prefeitura e Sindicato Rural, finalizam com sucesso mais um curso de capacitação
O curso de “Olericultura Básica - Cultivo de Pimentas” teve muita aprendizagem prática e Teórica
Terminou ontem mais um curso voltado à capacitação de pessoas pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O curso de “Olericultura Básica - Cultivo de Pimentas” foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes. A carga horária foi de 24 horas de muita aprendizagem prática e Teórica.
O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Renata Sampaio Bassi. “Percebemos que houve grande procura pelo curso, também devido ao fato da pimenta ser muito procurada comercialmente, possibilitando que eles produzam e ganhem dinheiro com essa produção. Porém, os alunos saem daqui com a capacidade de produção de alimentos, não só em alta escala, mas também para consumo”, informou a instrutora.
Um dos alunos foi o caminhoneiro aposentado, Djalma Mendes Lobato, que realizou este ano o sonho de ter um pedaço de terra para produzir. Agora, busca por capacitação para iniciar as lavouras. “Estou entrando em outra atividade que não tenho muito conhecimento, por isso vim participar desse curso. Quero começar a minha produção corretamente. Tudo o que a gente aprende aqui é maravilhoso”,
Os cursos são oferecidos pelo Senar gratuitamente. “Temos uma parceria forte com o sindicato Rural e a Prefeitura de Garça. Já temos a agenda programada de cursos até dezembro, desde formação profissional, a promoção social. O próximo, marcado para o mês que vem, é de Culinária Regional Vale do Paranapanema, mas também teremos de operação e manutenção em máquinas agrícolas, entre outros. São diversos cursos para beneficiar o nosso município e para que todos cresçam juntos”, informou o coordenador do Senar em Garça, Leandro Cezario de Oliveira.
A diretora de Turismo, Márcia Praxedes, explica que os cursos foram escolhidos junto com o Senar e Sindicato Rural, de acordo com a necessidade local. “A intenção é trazer cursos voltados para a capacitação e para o treinamento de pessoas e que possam fomentar a economia local e regional. Analisamos vários cursos de acordo com a realidade do nosso município e já temos uma agenda programada para o ano todo”.
Quem tiver interesse em participar dos cursos, basta acompanhar a divulgação realizada no site da Prefeitura de Garça e nos demais veículos de imprensa, assim com no Facebook e Instagram do Sindicato Rural de Garça e da Prefeitura de Garça. Se preferir, poderá se informar pessoalmente sobre a relação de cursos programados, carga horária e conteúdo programático no endereço do Sindicato Rural, localizado na Rua Padre Paulo de Toledo Leite, nº 538, ou pelo telefone: (14) 3471-0935.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos