O Corpo de Bombeiros de Garça realizou na manhã de sexta-feira, 8 de julho, no auditório da Secretaria de Educação, uma capacitação com funcionários dos núcleos infantis e de instituições conveniadas. Ao todo 100 pessoas, entre trabalhadoras de serviços gerais, merendeiras e pajens, estiveram presentes para aprender sobre primeiros socorros.
Segundo a Supervisora das creches, Daniela Teodoro da Silva Neves, o pedido de treinamento partiu da própria Secretaria de Educação ao Corpo de Bombeiros, que prontamente respondeu a solicitação. “Esse é um treinamento básico, com as primeiras ações de socorros para engasgamento e para quedas, situações que fazem parte da nossa rotina nos núcleos. Com esse treinamento, o funcionário saberá de que forma proceder nesses primeiros momentos”.
A supervisora ressaltou a importância de todos esses profissionais dentro do ambiente escolar e como a ação rápida deles poderá fazer com que as crianças sejam socorridas de imediato. “Todos os funcionários tem contato com as crianças e, não é porque a pessoa é dos serviços gerais, por exemplo, que ela deve achar que não fará diferença, é o contrário, pois são essas profissionais que estão por perto durante o recreio, quando essas crianças estão brincando ou se alimentando”.
Os responsáveis pela capacitação foram o Sargento Quintino, Cabo Betânia e Soldado Santana que demonstraram as manobras de desobstrução das vias respiratórias durante o engasgamento em adultos e crianças. Sargento Quintino ressaltou que o primeiro passo é que seja feita a ligação para o 192 ou o 193, enquanto uma pessoa presta os primeiros socorros. “O treinamento do pessoal das escolas é voltados para melhorar o conhecimento de cada um em situações de emergência, o que pode ser feito antes da chegada do Corpo de Bombeiro se alguém tiver o conhecimento prévio sobre os primeiros socorros. Esse conhecimento ajuda muito a sobrevivência de pessoas, principalmente de crianças, até a chegada da emergência que conduzirá até a UPA”.