29 SET 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO
Por informações confiáveis, IBGE solicita colaboração dos garcenses respondendo ao censo 2022
Reunião aconteceu na Secretaria Municipal da Educação
Recenseadores não são recebidos em muitas residências
Foi realizada na tarde de quarta-feira, 28 de setembro, mais uma reunião entre as equipes do IBGE em Garça e da Prefeitura Municipal a respeito do censo 2022. Os vereadores Lucas Cateto e Rodrigo Gutierres também participaram representando o Distrito de Jafa.
A coleta dos dados começou em todo o Brasil no dia 1º de agosto e acontecerá até 31 de outubro de 2022.
Até o momento participaram do censo 96.807.505 pessoas. Os dados podem ser acompanhados no site censo2022.ibge.gov.br.
O censo anterior foi realizado em 2010, e deve ser feito a cada 10 anos. Devido à pandemia de covid-19 a coleta não aconteceu em 2020.

Qual o motivo da realização do censo em todo o país?
Além de definir o número de pessoas que vivem no Brasil, os números do censo também fornecem informações para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas, incluindo a transferência de recursos para as cidades, de acordo com o número contabilizado de pessoas.
Se ao coletar os dados na cidade o número de habitantes diminui, os recursos transferidos para o município também irão diminuir.
O coordenador censitário da subárea de Garça, Gabriel Abuázar Giampaulo, destacou a importância do censo: “Os dados do IBGE serão utilizados pelo município pra formulação das mais diversas políticas públicas, relacionadas à educação, à saúde, ao transporte, à segurança. Então é muito importante que nós tenhamos um retrato fiel em relação à quantidade de pessoas que residem em Garça”.
O coordenador do IBGE ressalta que em diversos locais os recenseadores não estão conseguindo, sequer, conversar com as pessoas: “Em muitas localidades as pessoas, talvez por medo ou por não entenderem a importância de serem recenseadas, estão resistindo em responder o questionário. As pessoas não precisam deixar que os recenseadores entrem em suas casas. Nós orientamos que a coleta dos dados seja feita em frente às residências, em um bate papo tranquilo. Temos dois tipos de questionário: o básico, que leva apenas cinco minutos para ser respondido, e o de amostra, que é mais detalhado, e leva cerca de 15 minutos na coleta total das informações”.
Gabriel também falou a respeito do sigilo dos dados coletados: “Um outro detalhe importante diz respeito ao sigilo das informações. Os dados coletados com respeito ao trabalho, renda, escolaridade, idade e família são todos sigilosos e não serão transmitidos para nenhum outro órgão”.

Identificação dos recenseadores
Sobre os recenseadores, todos trabalham uniformizados com colete e boné, e no crachá de identificação tem o número da matrícula no IBGE. A confirmação dos dados pode ser feita com o número da matrícula ou o CPF do recenseador ligando gratuitamente para 0800 721 8181, ou diretamente no site respondendo.ibge.gov.br.

SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos