09 NOV 2022
AGRICULTURA E AGROPECUÁRIA
ZONA RURAL
Programa “Rotas Rurais” está pronto para ser implantado em Garça
Para utilizar o recurso os proprietários rurais devem procurar a Casa da Agricultura
Na tarde de terça-feira, 8 de novembro, o Prefeito João Carlos dos Santos recebeu em seu gabinete toda a documentação do programa “Rotas Rurais”, uma iniciativa do governo do estado de São Paulo e que agora está pronto para ser implantado na cidade.
Estiveram presentes a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Thereza Sartori, o diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) regional de Marília, Luiz Felipe Borges; a assistente de planejamento da CATI regional de Marília, Nadia Dibrasi; o engenheiro agrônomo da CATI de Garça, Marcos Masahiko Kakutate, o engenheiro agrônomo da CATI de Marília, Tadeu Ferreira Berlul e o diretor da SAMA, Victor Mahfud.
O trabalho foi finalizado e mapeou 794 propriedades rurais de Garça, com endereçamento digital, e 33 Km de novas vias rurais.
Para utilizar o programa, os proprietários rurais devem se dirigir até a Casa da Agricultura de Garça, localizada na rua Sargento Wilson Abel de Oliveira, 583.
Mas o que é este programa “rotas rurais”?
Este programa tem como objetivo colocar a zona rural paulista no mapa gerando um ERD (Endereçamento Rural Digital) para cada propriedade. A implantação do programa facilitará a mobilidade, a logística e o acesso às propriedades rurais e, consequentemente, melhorará a qualidade de vida das pessoas que ali residem.
Essa é uma iniciativa em parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sendo que metodologia, planejamento, coordenação e execução estão sob responsabilidade do Instituto de Economia Agrícola (IEA), que desenvolveu a plataforma, e a CATI, que conhece o campo e se integra com a Prefeitura e os Sindicatos Rurais. Na outra ponta, a empresa Google, que forneceu sua tecnologia para amarrar todos esses estudos.
Quais benefícios o programa “rotas rurais” propicia?
- mais facilidade para que os serviços de saúde, as correspondências, as entregas de produtos, as viaturas de Polícia, os veículos de transporte de alunos, entre outros, possam encontrar a localização correta das propriedades rurais, por Google Maps ou Waze;
- confirma a estrada e/ou o nome que ela já possui;
- identifica com nome e número as porteiras das propriedades;
- aumenta a segurança no campo para as pessoas que nele vivem,
- melhora o combate ao crime contra as propriedades rurais diminuindo o tempo de resposta das autoridades quando houver ocorrências policiais, de combate a incêndios e salvamentos em regiões mais afastadas, entre outros.

Clique aqui e assista no Youtube ao vídeo oficial do programa rotas rurais.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa