03 MAR 2023
Museu de Garça é contemplado como Polo de formação museológica
Garça está entre os sete polos escolhidos no estado de São Paulo pelo Sistema Estadual de Museus.
O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) está implementando Polos no SISEM-SP. A iniciativa visa reorganizar as instituições museológicas do estado em sete macrorregiões, com o objetivo de aproximar diferentes instituições culturais a partir de atividades conjuntas, efetivas e personalizadas.

Os Polos SISEM-SP servirão como laboratório de práticas museológicas para os profissionais de museus nessas áreas. Além disso, cada macrorregião será capaz de difundir as ações que acontecerão localmente e também poderá promover trocas entre as instituições museológicas, a fim provocar aprendizagens e soluções dentro da rede.

O Museu Histórico e Pedagógico de Garça foi escolhido entre 51 museus da macrorregião 2, que compõe 130 municípios, e junto com o Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka de Bastos, irá representar o Polo 2.

Para participar do processo, os Museus precisaram atender vários pré requisitos. Como estar mapeado no Cadastro Nacional de Museus, estar em operação, desenvolvendo atividades museológicas, possuir uma equipe e possuir espaço para realização das atividades de formação.

Durante o ano todo o Museu de Garça desenvolverá diversas atividades, junto com o Museu de Bastos, que atenderão profissionais de museologia dos 130 municípios que compõe a região, fortalecendo o aprendizado e desenvolvendo ferramentas que servirão como base para os demais Museus que compõe este Polo.

Confira a lista completa dos Museus escolhidos, com base em regiões pré definidas:

Polo 1: Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto;
Polo 2: Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka de Bastos e Museu Histórico e Pedagógico de Garça;
Polo 3: Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno de Ribeirão Preto;
Polo 4: Museu Major José Levy Sobrinho de Limeira;
Polo 5: Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí;
Polo 6: Pinacoteca de São Bernardo do Campo;
Polo 7: Museu do Folclore de São José dos Campos.

Acompanhe as redes sociais da Cultura:
Secretaria de Cultura: facebook.com/garcacultura
Biblioteca perfil I: facebook.com/bibliotecamunicipalgarca
Biblioteca perfil II: facebook.com/bibliotecamunicipalgarcaII
Museu: facebook.com/profile.php?id=100064322400167
Instagram Biblioteca: instagram.com/bibliotecamunicipalgarca

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca