11 ABR 2023
Prefeitura deve implantar a Comissão Municipal de Segurança Escolar
Imagem da reunião no gabinete do Prefeito de Garça. Foto: Fabiano Oliveira
Objetivo é desenvolver a cultura de segurança nas escolas da rede pública municipal
Na manhã de terça-feira, 11 de abril, aconteceu uma reunião no gabinete do Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, com a participação da Secretária da Educação, Janete Aparecida Barros Aranha Conessa, do Diretor do departamento de monitoramento e avaliação, Marco Antonio Dias de Morais e do Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa. A pauta foi a segurança nas escolas públicas municipais.
A segurança nas escolas é uma preocupação crescente nos dias atuais. Em um ambiente seguro, os estudantes podem se concentrar em aprender, os professores podem se concentrar em ensinar e os pais podem ter a tranquilidade de que seus filhos estão protegidos enquanto estão na escola.
Com este objetivo a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), deve instalar a Comissão Municipal de Segurança Escolar (CMSE), que deve ter a participação de representantes da SME, das escolas, dos pais, da Polícia Militar, de autoridades municipais, entre outros.
Todos devem trabalhar em uma abordagem colaborativa e coordenada para desenvolver e implementar estratégias de segurança nas escolas de públicas municipais visando prevenir e combater possíveis ameaças à segurança dos estudantes e funcionários dos estabelecimentos de educação, avaliar riscos, implementar de medidas de proteção, treinar as equipes das escolas e desenvolver uma cultura de segurança escolar.
Outro aspecto importante que deve ser abordado pela CMSE é a capacidade de resposta às emergências. Situações inesperadas como como incêndios, atos de violência, entre outras, devem ter um plano de emergência, garantindo resposta rápida e eficaz, protegendo estudantes e funcionários.
Após o ato inexplicável ocorrido em uma escola infantil de Blumenau, em Santa Catarina, a Secretária Janete Aparecida Barros Aranha Conessa enviou um ofício ao Comandante da 4ª Cia PM de Garça, Capitão PM Marcelo Cordeiro Marcelino Paz, solicitando intensificação da ronda escolar nas regiões onde estão instaladas as escolas da rede pública municipal de ensino (imagem do ofício está em destaque.
Uma outra ação que já vem sendo planejada pela SME, mesmo antes do ocorrido em Blumenau, é a instalação de concertinas na parte superior dos muros, alambrados e grades dos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal.
É importante salientar que a invasão em Blumenau não aconteceu pela porta de entrada daquela instituição. O agressor pulou o muro do local e atacou, covardemente, as crianças que ali estudavam.
Na tarde de terça, 11 de abril, haverá uma outra reunião na sede da SME sobre o mesmo assunto. Devem participar autoridades da educação, vereadores e a Polícia Militar.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa