No total, 11 instituições de ensino já conquistaram o documento.
A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Obras e Serviços, continua intenso esforço para a conquista dos AVCBs - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – para os prédios públicos municipais da estrutura educacional. Desta vez, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Joaquim Fernandes recebeu o documento.
AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que o imóvel segue as normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios). A emissão do AVCB, ou sua renovação, se dá após a realização de uma vistoria detalhada nas instalações prediais.
O objetivo do AVCB é monitorar as edificações quanto ao cumprimento do controle de incêndio e pânico e ajuda o Corpo de Bombeiros a organizar as vistorias a serem realizadas periodicamente, de acordo com o vencimento do documento. A validade do AVCB pode ser de 1, 2 ou até 3 anos, dependendo para qual finalidade a edificação é usada. Neste caso, os dois laudos possuem validade até o ano de 2026, quando devem passar novamente pela avaliação do Compor de Bombeiros.
Ao todo, 11 escolas municipais já conquistaram o AVCB, sendo elas: EMEI Garcafé, EMEI Irmã Maria Sofie Barat Boscher, EMEI Professora Enedina Garrido Lucchiari, EMEI Professora Dinalva Peron Saraiva, NEI Camila Cristina Nascimento Campos, NEI Cândida Soares de Souza, NEI Remo Casarsa, NEI Mario Manchini, NEI Inez Marangão, NEI Andréia Morato Marangão e, agora, EMEF Manoel Joaquim Fernandes. Sendo que NEI Inez Marangão, NEI Andréia Morato Marangão já passaram por renovação de AVCB no ano passado.
Além disso, estão com obras em andamento a EMEF Norma Mônico Truzzi e EMEF Professora Orane Avelino de Souza. Já a EMEF Professora Maria do Carmo Pompeu Castro está aguardando a ordem de serviço e a NEI Prefeito Júlio "Julinho" Marcondes de Moura iniciará em breve o processo licitatório visando a execução das adequações necessárias.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega