22 MAI 2023
CAMPANHA MENSAL
TRÂNSITO
Maio Amarelo - No trânsito, escolha a vida!
Lembre-se que até os condutores são pedestres em algum momento.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e em todo o mundo.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e, com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e um único momento, no primeiro semestre de cada ano. Ademais, no segundo semestre o Sistema Nacional de Trânsito concentra suas ações durante a Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro, ficando os 18 a 25 de setembro destinado para estas ações.

Confira as dicas de trânsito:

1) Direção defensiva
A direção defensiva ocorre quando o condutor está preparado e atento para evitar riscos de acidente. As técnicas estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

2) Quer buzinar? Só quando necessário
Tenha paciência no trânsito e evite buzinar por qualquer motivo. A buzina é um item obrigatório, mas deve ser utilizada somente para chamar a atenção de quem está ao seu redor.

3) Seta não é opcional do veículo
No trânsito, é preciso existir uma comunicação eficiente entre os condutores. O uso correto das setas é essencial para comunicar as intenções de cada um nas vias. Essa ferramenta permite que os condutores consigam se programar para reduzir a velocidade ou frear a tempo quando necessário.

4) Trânsito não é corrida de velocidade
Para garantir boas práticas no trânsito, respeite os limites estabelecidos em cada local. Dirigir em uma velocidade segura possibilita que o condutor tenha maior agilidade e segurança caso precise reagir a obstáculos na via.

5) Nada de dirigir e mandar mensagem
O uso do celular ao volante, mesmo que por alguns segundos, é tão perigoso quanto dirigir embriagado. Deixe o aparelho guardado, já que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a prática é considerada uma infração gravíssima. Em caso de necessidade, estacione e desligue o veículo para manusear o celular, quando em estradas, ligue o pisca alerta.

6) Mantenha distância segura de outros carros
Manter distância de outros veículos é essencial para minimizar as consequências de uma distração e prevenir acidentes. A prática facilita que o condutor tenha mais tempo para reagir em uma situação de risco e maior espaço para manobras.

7) Use cinto ou equipamentos de segurança
Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros.
Já para os motociclistas, o uso de capacetes é obrigatório, e as luvas, botas e jaqueta é essencial para evitar lesões em caso de acidente.

8) Respeite a sinalização
O Código de Trânsito Brasileiro apresenta um conjunto de sinais definidos para melhorar a fluidez das vias e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Respeitar a sinalização é uma das principais regras para uma boa convivência no trânsito.

9) Realize manutenções periódicas
Duas das principais medidas preventivas são a inspeção e manutenção regulares do veículo. Acompanhe o funcionamento dos limpadores de para-brisa, dos pneus, faróis, sistema de freio e correia dentada. Um veículo bem cuidado traz mais segurança.

10) Respeite a faixa de pedestres
Pedestres atravessam faixa, quando não há faixa, deve-se atravessar com uma distância segura das esquinas. Lembre-se que no trânsito a prioridade é sempre do pedestre e que todo condutor eventualmente é um pedestre em algum momento. Seja educado e espere as pessoas atravessarem a faixa antes de prosseguir.

Assinatura 4 logos

Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca