28 JUL 2023
CAMPANHA MENSAL
Julho Azul: mês de conscientização contra o tráfico humano
Caso saiba de pessoas nessa situação use o disque 100, sua identidade será mantida em sigilo.
No dia 30 de julho de 2014, as Nações Unidas realizaram o primeiro Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas para conscientizar sobre um crime que afeta milhões de pessoas por todo mundo. Muitas vezes essas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade e totalmente desassistidas, caindo em golpes e situações por meio de promessas ilusórias.

Uma data não tão significativa, com um assunto tão sério, não poderia ser tratado em único dia do ano, desta forma o mês todo foi escolhido para promover o debate social do "Julho Azul - mês de conscientização contra o tráfico humano".

O tráfico humano é o transporte ou rapto de pessoas para fins de exploração, através de coação, fraude ou engano. A maioria das vítimas é traficada perto de casa, em seu país ou região de origem, e seus exploradores são frequentemente conterrâneos porém o fluxo de pessoas raptadas e levadas para locais distantes também é expressivo.

As vítimas do tráfico humano não consentem em ser exploradas, mesmo que, a princípio, a pessoa concorde em ir, já que são escondidos dela várias informações reais. No decorrer do processo, elas acabam por ser proibidas de voltar para casa e, muitas vezes, tem seus documentos apreendidos e seu direito de ir e vir cessado.

Os traficantes ganham dinheiro com suas vítimas através dessa exploração, que pode consistir em forçar as vítimas a trabalhar sem remuneração, fazê-las trabalhar em prostituição ou vender seus órgãos para fins lucrativos. Os tipos de exploração podem variar, mas, em geral, as mulheres são as mais afetadas.

Para denunciar situações deste tipo existe o disque 100, um número dedicado a se denunciar de forma anônima todas as violações aos direitos humanos.

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca