08 NOV 2023
Esclarecimentos aos pais e alunos da EMEIEF Norma Mônico
O local passou por operação pente fino, sendo totalmente vistoriado e limpo para verificar a presença de animais e garantir a segurança de crianças e do trabalhadores.
Confira esclarecimentos da Diretora da EMEIEF Professora Norma Mônico Truzzi, Miriam Nitcipurenco de Souza, a respeito dos escorpiões encontrados na unidade escolar e quais medidas foram tomadas para evitar acidentes e garantira a saúde e a segurança dos alunos e servidores do local:

Conforme amplamente divulgado nos meios de comunicação e nas mídias sociais, o aparecimento de sete exemplares de escorpiões ocorreu EMEIEF Professora Norma Mônico Truzzi, no Distrito de Jafa, no dia 27 de outubro de 2023. Desta forma foram tomadas decisões e ações imediatas, por diversos setores da Prefeitura Municipal de Garça, visando a segurança dos alunos daquela escola e de toda a Comunidade Escolar.
Assim que soube do ocorrido, a Direção escolar avisou imediatamente a Vigilância Sanitária e a Secretaria da Educação, para que providências fossem tomadas de forma imediata.
No mesmo dia, a Vigilância Sanitária realizou busca ativa de animais por todos os ambientes da unidade escolar, e também realizou orientações a respeito dos procedimentos a serem realizados.
Por decisão da Secretaria da Educação, visando a proteção e a segurança dos alunos, as aulas foram suspensas por dois dias. Sendo realizado, neste período, intensa limpeza por toda a unidade escolar.
A ação contou com a participação de servidores da escola, de outras escolas e de diversas Secretarias Municipais, que colaboraram efetivamente para que o ambiente fosse inteiramente limpo e para que não restassem dúvidas de que não haveriam mais escorpiões na Unidade Escolar.
A limpeza da Unidade Escolar é constante, pois faz parte da rotina diária, mas especialmente nestes dois dias, cada ambiente recebeu atenção especial, recebendo uma ação de limpeza minuciosa de cima a baixo, onde cada armário foi esvaziado e limpo; cada espaço foi verificado, varrido, lavado, capinado e rastelado. Os dutos de escoamento de água tiveram suas tampas removidas, todo os canais de escoamento foram limpos e lavados.
Durante todo o processo de limpeza realizado, NENHUM OUTRO ESCORPIÃO FOI ENCONTRADO EM NENHUM AMBIENTE DA UNIDADE ESCOLAR, proporcionando alívio e a certeza da manutenção de um ambiente seguro para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Garça, que frequentam a Unidade de Ensino.

É importante ressaltar que os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, podem ser encontrados em locais próximos a terrenos, onde pode ocorrer o descarte incorreto de matérias ou resíduos. São animais que não atacam, mas se defendem quando ameaçados.

Para evitar encontros indesejados, é importante tomar estes cuidados:
  • Mantenha lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
  • Mantenha jardins e quintais limpos;
  • Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
  • Em casas e apartamentos deve-se utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos de chão, pias e tanques;
  • Afaste camas e berços das paredes, evitando que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
  • Antes de usar, sacudir com cuidado roupas, calçados, lençóis e cobertores;
  • Fechar buracos e frestas em paredes, portas, janelas e muros;
  • Descarte os inservíveis de forma correta, colocando-os na calçada e comunicando à Secretaria de Administração dos Serviços Públicos para que faça a coleta por meio do número 3471-0044.
  • Se avistar escorpiões, ligue para a Vigilância em Saúde: 3471-4959

Mesmo assim, em caso de picada, procure imediatamente a UPA ou ligue para o número 192.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos