13 NOV 2023
TURISMO RURAL
Garça entra para Rota Gastronômica SP - Sabor de SP
Dentre as 15 cidades no Polo 10, 30 locais foram escolhidos pelo Estado para incorporar a Rota, confira os garcenses que foram selecionados.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e em parceria com Mundo Mesa e Senac, lançaram um projeto para divulgar a diversidade gastronômica paulista com foco em sua autenticidade, cultura e a história da gastronômica para promover o turismo em diversas regiões.

Durante o mês de agosto, o processo seletivo para a captação de espaços por meio das Prefeituras Municipais chegou a Região Alto Cafezal, indicada como o Polo 10 do programa junto com as regiões Coração Paulista e Polo Cuesta.

Foram 15 cidades envolvidas, com diversas inscrições e intenso processo de análise pelo Estado. Dentro desta Rota, apenas 30 foram selecionados inicialmente, Garça contou com 2 representantes escolhidos, sendo eles a Feira Itinerante e o Zapata Garage, dentre os 10 locais inscritos durante o prazo de captação.

Conheça os selecionados:
Feira Itinerante:
Leonice Vitorete, conhecida carinhosamente como Nice, é uma produtora rural moradora da Chácara Flambo-yan, no Banco da Terra. Há 9 anos criou a Feira Itinerante, que todas as terças e sextas leva encomendas de hortifruti, além de um cardápio variado de produtos de produção própria, na residência de clientes e diferentes locais de Garça.
Um projeto de sucesso, que formou laços e promove o resgate do contato humano, que é uma das grandes joias do povo do interior. Apaixonada por gente e pela culinária, criou há 2 anos o Almoço na Roça, que acontece em sua propriedade embaixo do pé de manga, oferecendo comida boa e muito calor humano. Também promove a releitura do Entreveiro, por meio de agendamento. Entre os destaques que conquistam olhos e estômago estão o Pão Artesanal com Ervas (assado no forno a lenha) e os sucos naturais de Manga Verde com Gengibre e Capim Santo com Limão Cravo.

Garage Zapata: um espaço que conta a história da paixão dos proprietários, Lucia Helena Sierra Zapata e Mário Zapata, por motos e boa cachaça. O estabelecimento conta com o acervo pessoal de motos, de diferentes épocas e fabricadas em vários países. A primeira moto a integrar o acervo foi da marca The James, fabricada em 1936 com motor Villiers, 198cc, 2 tempos, adquirida em 1967 no Circo Robatini e que era usada no interior do Globo da Morte. O acervo é uma extensão da casa, onde as motos ocupam dois andares e todas as relíquias estão posicionadas ao chão ou penduradas nas prateleiras para que todo o espaço seja bem aproveitado. Além das motos, há algumas ferramentas, motores, placas, utensílios, fotografias e curiosidades que contam um pouco da história.
Na área externa o Globo da Morte, uma espécie de uma jaula em forma esférico produzida com aço está em exposição.
E, na parte gastronômica, a Cachaça Viva Zapata, maturada em tonel de carvalho, é o grande destaque do local.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega