16 NOV 2023
BIBLIOTECA
Prefeitura e Ponto MIS oferecem oficina audiovisual "filmando histórias da sua cidade"
São 35 vagas e as inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal
A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do estado de São Paulo, oferecerá uma oportunidade de oficina audiovisual com Christian Saghard, cineasta e coordenador de oficiais audiovisuais.
A oficina acontecerá no dia 22 de novembro, a partir das 8h, e terá duração de quatro horas.
O tema a ser trabalho será "filmando histórias da sua cidade".
Ha 35 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal, localizada na rua Dr. Raphael Paes de Barros, 522.
A atividade é gratuita e a idade mínima para participar é de 7 anos.
Durante a oficina audiovisual os alunos realizarão um filme de curta-metragem inspirado nas histórias e lendas da cidade onde a oficina acontece.
Os alunos criarão o roteiro, gravarão e atuarão no curta-metragem. Ao mesmo tempo entrarão em contato com os elementos básicos da linguagem audiovisual. A edição acontecerá durante a oficina e no encerramento o filme será exibido para os alunos.

Quem é o oficineiro Christian Saghaard?
Christian Saghaard é cineasta e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais. Trabalha há 20 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infantojuvenil desde 2005. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de realização audiovisual, que já realizou mais de 100 oficinas audiovisuais para jovens de várias regiões do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o projeto PONTOS MIS-SP, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com mais de 100 oficinas desde 2012 em diversas cidades do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Realizou oficinas audiovisuais para o Circuito Municipal de Cultura de São Paulo, organizado pela Prefeitura de São Paulo em CEUs da cidade. Já realizou oficinas para os SESC de São José dos Campos-SP e SESC Pinheiros. Já realizou diversas outras oficinas audiovisuais para festivais de cinema, ONGs e instituições culturais nacionais, para todas as faixas etárias. Como cineasta o trabalho mais recente foi a direção do telefilme "A grávida da cinemateca" para a TV Cultura, realizado com o prêmio do edital PROAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (telefilme que estreou no dia 25 de junho de 2016 na TV Cultura).

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa