05 DEZ 2023
Agentes Mirins no Combate ao Aedes Aegypti participam de formatura
Crianças, familiares e professores na formatura. Foto: Fabiano Oliveira
Iniciativa é crucial no combate à dengue
A Prefeitura de Garça, por meio das Secretarias da Saúde e de Educação, desenvolve um importante programa em uma época em que a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti continuam a ser uma grande preocupação de saúde pública.
Com uma abordagem inovadora para combater essa ameaça, o programa “Agentes Mirins no Combate ao Aedes Aegypti” envolveu estudantes do 4º ano em um esforço comunitário contra a proliferação do mosquito. Os estudantes foram capacitados para identificar e ajudar a eliminar os criadouros do mosquito em suas casas, escolas e comunidades. Essa iniciativa ajuda a educar a geração sobre a importância da prevenção e do controle de doenças transmitidas por mosquitos.
A formatura aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Educação na manhã de segunda, 4 de dezembro. O projeto contou com a participação dos estudantes matriculados no 4º ano das escolas Cláudia Aronne, Manoel Joaquim Fernandes, João Crisóstomo, Maria do Carmo, Silvio Sartori, Norma Mônico Truzzi, Samira El Adass, Edson José Puga e Orane Avelino de Souza da rede pública municipal de ensino. Da rede particular participaram a escola SESI Flávio Aparecido Peres, Colégios Antares, CSA e Lúmen.
Durante o evento, os agentes mirins receberam medalhas e diplomas. O ponto alto da formatura foi a premiação da redação sobre a dengue que foi escolhida por uma comissão de professores. A aluna Manuela Myiasawa Garcia do Colégio CSA teve foi selecionada como a melhor redação e ganhou uma bicicleta, oferecida pelo Rotary Clube.
A importância desse programa vai além do combate imediato ao Aedes Aegypti. Ao envolver os jovens nesse esforço, estamos cultivando uma geração de cidadãos conscientes e proativos. Além disso, esses estudantes agora têm a capacidade de disseminar essas informações para suas famílias e comunidades, ampliando o impacto do programa.
O sucesso do programa “Agentes Mirins no Combate ao Aedes Aegypti” em Garça é um exemplo do poder da educação e do envolvimento comunitário na luta contra doenças transmitidas por mosquitos. É uma iniciativa que merece ser replicada em outras comunidades para garantir um futuro mais saudável para todos nós.
Clique sobre o nome da plataforma digital de sua preferência e assista ao vídeo gravado durante o evento.

Intagram

Captação de imagens e locução: Fábio Bonassa