08 MAR 2024
Garça conquista recursos do Novo PAC Seleções 2023
Investimentos federais são para nova UBS e nova ambulância do SAMU 192
O programa federal Novo PAC Seleções 2023, lançado em setembro de 2023, contemplou Garça com liberação de recursos para duas solicitações na área da saúde. Este programa destinará R$ 23 bilhões em investimentos para execução de projetos de estados e municípios. No total, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.

Conheça as solicitações atendidas
A Prefeitura de Garça inseriu diversas solicitações junto ao Governo Federal. Na área da saúde foram quatro. Desta vez, duas foram aprovadas: uma é para a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que será instalada na região dos bairros Frei Aurélio e Monte Verde.
O pedido foi feito em 2022 e o valor, naquela época, era de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais).
A outra é para uma nova ambulância para o SAMU 192, um reforço vital para o atendimento de emergências médicas no município, melhorando significativamente a capacidade de resposta a situações críticas de saúde.

Prefeito fala sobre atendimento às solicitações
O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, falou sobre as liberações: “É por notícias assim que trabalhamos. Protocolamos as solicitações na plataforma do Governo Federal e fomos atendidos. Vamos melhorar a infraestrutura de saúde e garantir que mais cidadãos tenham acesso a serviços essenciais”.
O Prefeito explica os recursos que serão liberados para a nova UBS na região dos bairros Frei Aurélio e Monte Verde: “A construção desta nova unidade de saúde é um pedido da população da região, que vamos conseguir atender. Os recursos federais que serão liberados são suficientes para a implantação desta UBS. A Prefeitura cederá o espaço para a construção e não será preciso outros recursos dos cofres municipais ou de emendas estaduais. Assim ampliaremos o acesso dos garcenses que vivem nesta região a serviços de saúde preventiva, diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos médicos essenciais”.

O que é uma UBS?
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o ponto de primeiro contato dos cidadãos com a rede pública de saúde. Atua como um centro de saúde primária, focando em prevenir doenças, promover a saúde e permitir o acesso à continuidade do tratamento. Oferece consultas médicas, exames básicos, vacinação, tratamento odontológico e acompanhamento durante e após a gravidez, entre outros serviços essenciais.

O que é o SAMU 192?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço gratuito que funciona 24 horas, oferecendo socorro na rua, em casa ou no trabalho, em situações de emergência. Com uma equipe de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e socorristas, o SAMU 192 presta os primeiros atendimentos e, se necessário, realiza o transporte do paciente para a unidade de saúde mais adequada.

Esta ação contribui com a ODS 3 - Boa saúde e bem estar. Assegurar a vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa