04 ABR 2024
CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS GRATUITAS
DIREITOS HUMANOS
Governo de SP abre inscrições para curso online de Libras
Curso gratuito voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão feitas pelo site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Hoje, dia 4 de abril, às 10h, o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abrirá as inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. Este curso gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado e agora foi ampliado, saltando de 400 para 700 novas vagas. Só em 2023, foram 1,5 mil pessoas formadas.

O curso será dividido em seis turmas com diferentes horários: duas turmas terão aulas à noite nas segundas, quartas e sextas-feiras; outras duas terão aulas à noite nas terças e quintas-feiras, e duas turmas terão aulas aos sábados pela manhã.

O curso abrange uma vasta gama de tópicos, desde os fundamentos até expressões mais avançadas da Libras, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda. O conteúdo programático contempla os seguintes temas: O que é a Libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

A iniciativa tem como propósito principal capacitar pessoas não surdas a se comunicarem efetivamente com a comunidade surda do Estado de São Paulo. Porém, o curso está aberto ao público em geral a partir de 18 anos, com ou sem deficiência, interessado em aprender a Libras.

Cada turma contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final de 5,0 ou superior.

Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de Abril / 2024
Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público em 4 de abril, às 10h, no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega