08 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS
CVV: palestra sobre a crescente no número de suicídios no país
A CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional através do telefone 188 e palestras sobre saúde mental e emocional em suas redes oficiais.
Nesta segunda-feira, dia 8 de abril, a CVV trará uma entrevista com a psicanalista psicóloga Flávia Jôse Alves, que é pesquisadora do Fiocruz, a respeito do aumento de número de pessoas que atentam contra a própria vida e cometem suicídio. A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre 2011 e 2022. As notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos ainda aumentaram 29% a cada ano, no mesmo período.

Os dados fazem parte de um recente estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia @oficialfiocruz , em colaboração com pesquisadores de Harvard. A pesquisa, feita a partir de registros do SUS, foi publicada na revista científica The Lancet Regional Health – Americas.

Um Boletim Epidemiológico divulgado este ano pelo Ministério da Saúde @minsaude revelou que, em 2021, foram registrados 15.507 suicídios no Brasil, 77,8% deles entre o sexo masculino. Entre 2010 e 2021, a taxa de suicídios por 100 mil habitantes passou de 5,2 para 7,5.

Para entender melhor esses dados, o #ComoVaiVocê traz uma entrevista com a líder da pesquisa da Fiocruz, a psicóloga Flávia Jôse Alves. Ela conta que um dos aspectos mais preocupantes é que os índices no Brasil têm subido ano a ano, ao contrário do que acontece em outros países. “O aumento das taxas é persistente ao longo do tempo, independentemente do que acontece naquele período, da raça ou etnia”, alerta.

Assista nos canais da CVV no Youtube (https://www.youtube.com/cvvoficial) e Facebook (https://www.facebook.com/cvvoficial), às 19h30.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega