A Prefeitura de Garça, em parceria com o Governo do Estado, realizou duas etapas de castração animal gratuita no mês de janeiro por meio do Programa Pro PET – Castramóvel. As ações foram executadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), com apoio do Centro de Cuidado e Proteção Animal e Secretaria Municipal de Saúde, resultando em mais de 230 animais atendidos.
No dia 19 de janeiro, os atendimentos ocorreram no Colombani, onde foram castrados 109 animais, sendo 45 gatos (23 machos e 22 fêmeas) e 64 cães (23 machos e 41 fêmeas).
Já no dia 20 de janeiro, a ação foi realizada na Escola Edson Puga, totalizando 124 animais castrados, entre 33 gatos (14 machos e 19 fêmeas) e 91 cães (31 machos e 60 fêmeas).
Ao todo, as duas etapas do programa estadual resultaram na castração de 233 animais, sendo 78 gatos e 155 cães, com todos os procedimentos realizados de forma totalmente gratuita.
Além das ações em parceria com o Governo do Estado, o município mantém um programa municipal permanente de castração, voltado principalmente a pessoas de baixa renda.
Para participar, o munícipe deve realizar a inscrição na SAMA. Após essa etapa, o agendamento do procedimento é feito diretamente pela clínica veterinária credenciada, conforme a disponibilidade. Somente neste ano, cerca de 360 castrações já foram realizadas por meio do programa municipal.
As ações de castração integram as políticas públicas de proteção animal e saúde coletiva do município, contribuindo para o controle populacional, redução de animais em situação de rua, organização e cuidado desses animais, além da prevenção de zoonoses, com reflexos diretos na segurança e na qualidade de vida da população.









