Aconteceu em Dracena na quinta, dia 5 de julho, uma importante reunião para o anúncio da volta do transporte ferroviário de carga em nossa região.
Este projeto foi uma iniciativa do deputado estadual Reinaldo Alguz e já se desenrola por pelo menos dois anos.
Segundo relato do governador Márcio França, que esteve presente, " o deputado me falou deste projeto na primeira audiência que tivemos, quando eu ainda estava como secretário de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo ".
É importante ressaltar que o investimento para a recuperação da malha ferroviária será feito por uma empresa privada, a Rumo Logística, que já opera o setor. Segundo os representantes da empresa, o valor total investido chegará a R$ 6 bilhões.
Mais de 700 pessoas prestigiaram a reunião, entre eles 132 representantes políticos regionais. De Garça estiveram o prefeito, João Carlos dos Santos, o secretário de desenvolvimento econômico, Bruno Henrique Severino, o secretário de planejamento, Ruy Zanon Neto e o secretário de informação e comunicação, Fábio Bonassa. Representantes dos produtores de café de Garça também estiveram em Dracena, Paulo Granchelli e Tâmis Lustre.
Na apresentação feita pela empresa aos presentes, foi ressaltado que a implantação da ferrovia em nossa região aconteceu devido à necessidade de escoamento da produção de café no início por volta de 1930.
Cafés de Garça foram entregues ao governador
Aproveitando a oportunidade, o presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Garça e Região, Tâmis Lustre, entregou um kit com várias marcas de cafés que são prozidos em solo garcense. Veja momentos em uma das fotos da matéria.
Foi a primeira vez que um kit com os cafés produzidos em Garça foi entregue ao governador do estado de São Paulo.
Reunião somente com prefeitos aconteceu no período da tarde
Logo após o almoço, uma reunião mais fechada, apenas com os prefeitos da região e os dirigentes da Rumo Logística, também aconteceu.
" Além da importante volta do transporte de cargasvia ferrovia por nossa região, que nos ligará ao porto de Santos, irei expor à empresa Rumo Logística algumas idéias que tenho em relação ao nosso município. Isto deve acontecer em breve, já que receberemos os representantes em nosso gabinete para tratar destes assuntos. Estando prefeito, coloquei nossa cidade à disposição da evolução deste projeto, e não medirei esforços para integrar Garça cada vez mais no desenvolvimento regional ", afirmou o prefeito João Carlos.
Comitivia de prefeitos estará em Brasília
Na ocasião o deputado Reinaldo Alguz propôs que os prefeitos da região centro oeste paulista possam ir até Brasília, com a presença confirmada do governador Márcia França, para uma audiência no TCU - Tribunal de Contas da União - vislumbrando maior rapidez na liberação da documentação.