11 DEZ 2018
Artesãos foram capacitados pela Sutaco na ?I Grande Feira de Artesanato de Garça?

Os artesãos de Garça passaram pelo curso de capacitação ?Feito à Mão?, promovido pela Sutaco ? Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, ligada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e pela  ADESAF - Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias. A capacitação foi realizada no pavilhão da "I Grande Feira de Artesanato de Garça", instalada no terreno da antiga Estação Rodoviária, juntamente com o Projeto do Fundo Social "Natal Espetacular".

A capacitação foi ministrada pela subsecretária da Sutaco, Bete Bacelar, que falou aos artesãos sobre as ações da subsecretaria e sobre as boas práticas de gestão, incluindo precificação de produtos e vendas pela internet. ?Nós estamos ensinando a eles com gerir seu próprio negócio. O artesão é um artista e, muitas vezes, é um mestre em técnicas antigas, detém o saber das comunidades, porém, não tem a experiência de como melhorar o seu negócio?.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino, a capacitação foi uma boa oportunidade de aprendizagem para os envolvidos é essa grande feira reflete a nova relação da gestão pública com os artesãos do município. ?Essa grande feira do artesanato se deu por meio da vontade do prefeito João Carlos que, assim que recebeu o convite para trazer a feira para Garça, imediatamente vislumbrou que essa ideia iria agregar valor aos artesãos, movimentando a economia do nosso município e oferecendo um atrativo a mais para as famílias. A gente sabe que o artesanato promove o desenvolvimento da cultura e do turismo da cidade e a Prefeitura tem, cada vez mais, um olhar aprofundado para o artesanato garcense?.

As artesãs se envolveram com a capacitação e saíram mais entusiasmadas em promover os seus produtos. ?Eu achei ótima a capacitação, principalmente para as questões de venda. Até então, a agente produz, mas chega na hora da venda tem aquela barreira?, falou a artesã Lúcia Aparecida Batista Leal.

Já Aparecida Carvalho de Souza falou sobre a importância de sabre o valor do seu artesanato. ?Eu aprendi bastante coisa que eu não sabia, principalmente a colocar preço no meu trabalho, porque eu sei fazer, mas não sei por preço?.

Para a designer gráfica e professora de artes, Mirele da Costa Val, capacitações como essa devem ocorrer com mais frequência. ?Foi muito construtiva e bem detalhada. Todos os artesãos deveriam participar. As informações fazem a diferença no trabalho dos artesãos, pois eles têm dificuldade em vender?.

A colocação acima é confirmada pela artesã Marli Ianelo. ?Eu achei muito interessante e se eles pudessem voltar mais vezes, nós gostaríamos bastante. Todas nós gostamos e aprendemos bastante coisas, como atender o cliente, promover venda e calcular preço em especial?.

A ?I Grande Feira de Artesanato de Garça? está instalada no terreno da antiga Estação Rodoviária, na Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira nº 200, no centro comercial de Garça. Funciona durante a semana das 17h às 22h, e aos sábados durante o horário comercial, juntamente com o Projeto do Fundo Social "Natal Espetacular". Vale a pena conferir e levar toda a família para ver a decoração natalina, tirar foto com o Papai Noel, assistir as programações artísticas, além de se encantar com os artesanatos e saborear um delicioso Hambúrguer Artesanal, com renda em prol do Fundo Social de Solidariedade de Garça.