24 NOV 2019
Reunião define parceria para implantar incubadora de tecnologia em Garça

Atualmente a tecnologia está presente em todos os setores da nossa economia. Um exemplo claro são os smartphones; quase todos tem um em mãos e, se bem utilizados, ajudam muito na execução de várias tarefas em inúmeras profissões.

Algumas pessoas podem perguntar: mas até na agricultura tem tecnologia? Sim, até na agricultura.

Há um ditado popular antigo que diz: ?se você não estudar, vai pra roça?. Hoje, a situação é inversa. Pode-se afirmar que, para ir para a roça, a pessoa tem que estudar, e muito. Exemplos que podemos ver em nossa região são as máquinas de colher e de plantar café, os equipamentos de irrigação, os tratores que vem com tecnologia embarcada que, sem que o tratorista faça um bom curso, não se consegue obter a eficiência necessária para uma boa produtividade. Até chegarmos ao ponto de usar esta tecnologia, muito foi estudado, projetado, pesquisado e testado.

Pensando em desenvolver e apoiar a área de tecnologia em Garça, aconteceu na última sexta-feira, dia 20 de novembro, uma reunião no gabinete oficial no paço municipal.

Nesta reunião foram iniciadas tratativas para a implantação de uma incubadora de tecnologia na cidade. Participaram da reunião representantes da AEAAG - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça -, entre eles o atual presidente, Marcelo Chaves, da ETEC Monsenhor Antonio Magliano, da FATEC Garça, o secretário de desenvolvimento econômico, Bruno Henrique Severino, o secretário de comunicação e eventos, Fábio Bonassa, o diretor de TI da Prefeitura, Leandro Carvalho, o presidente do conselho municipal de desenvolvimento econômico, Luiz Guilherme Guimarães.

O Prefeito João Carlos dos Santos, que solicitou a reunião, falou a respeito: ?Tudo isso começou com a nossa lei de inovação. Ela prevê incentivos fiscais e também a possibilidade de evoluirmos para uma incubadora de tecnologia, de start ups (novas empresas), trazendo a inovação para um ambiente adequado. Para isto nós firmamos um protocolo de intenções com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça que reunirá os esforços junto com a Prefeitura e instituições educacionais do município no sentido de organizar e começar a trabalhar esta incubadora de tecnologia. Hoje nós recebemos representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, da FATEC, da ETEC, a equipe da Prefeitura, justamente para isto, para todos trabalharmos juntos em prol da formação de pessoas, da criação de oportunidade, do desenvolvimento econômico através do empreendedorismo na tecnologia?.

O Prefeito ligou este projeto ao CEI - Centro de Educação e Inovação -, que deve ser instalado no prédio do Banco do Brasil: ?Este é o ambiente que nós queremos desenvolver junto ao nosso Centro de Educação e Inovação a partir da educação do ensino fundamental. Então nós vamos trabalhar muito forte para que este projeto aconteça. A AEAAG colocou o espaço que pertence a ela à disposição para iniciar com os primeiros incubados, e nós temos uma área, que é do município, que é uma construção que está no meio e é vizinha à Associação dos Engenheiros, e que nós fizemos um acordo para ceder aquele espaço para receber a incubadora de tecnologia. Este é um trabalho que visa o emprego, a capacitação, a qualificação de pessoas e, principalmente, o desenvolvimento econômico?.