08 SET 2021
SAAE
Novo poço tubular profundo do Aquífero Guarani começa a funcionar em Garça
Produção de 200 mil litros por hora deve garantir o abastecimento da cidade
Na manhã de quarta-feira, 8 de setembro, foi anunciado, oficialmente, o funcionamento, em caráter emergencial, do novo poço tubular profundo perfurado pela Prefeitura Municipal por meio do SAAE - Serviço Autônomo de Águas e Esgotos. Quando o poço estiver totalmente finalizado terá um investimento total próximo de R$ 4 milhões, todo feito com recursos da autarquia municipal.
Estiveram presentes na adutora B1 o Prefeito João Carlos dos Santos, o Diretor-executivo do SAAE, Engº André Pazinni Bomfim, o Secretário de Administração dos Serviços Públicos, Reginaldo Moreti, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, o Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, representantes da imprensa local e uma boa parte da equipe do SAAE.
Para assistir ao vídeo gravado durante o evento, clique aqui.
De acordo com as informações do diretor-executivo da autarquia, o novo poço produz 200 mil litros de água por hora e está funcionando 10 horas por dia, inserindo no sistema de captação de água cerca de 2 milhões de litros. “Desde a última sexta-feira, dia 3, o nosso sistema de água está recebendo este importante reforço de adução do Aquífero Guarani. Posso afirmar que, se não tivéssemos colocado o poço para funcionar, o abastecimento de água em Garça já estaria muito comprometido”, afirmou André.
O Prefeito João Carlos dos Santos falou sobre o investimento e fez questão de ressaltar o empenho da equipe do SAAE: “Nós vivemos neste momento uma crise hídrica que é resultado de uma crise ambiental. O SAAE entendeu isso, fez seus planos e trabalhou em uma meta audaciosa. Em 2017 quando começamos a entender os problemas, calculamos os investimentos que precisavam ser feitos para, minimamente, podermos enfrentar estes problemas no nosso município. E hoje, colocando este poço em funcionamento, podemos verificar uma parte do resultado planejado”.
João Carlos também enfatizou a falta de planejamento de investimentos necessários nesta área: “Tivemos muitos anos sem investimentos significativos, especialmente, para aumentar o volume de captação de água e de tratamento de esgoto. A cidade cresceu e precisa continuar crescendo. Se nós queremos desenvolver nosso município economicamente, gerar renda, gerar emprego, atrair investimentos, nós precisamos garantir, no mínimo, que a utilização dos recursos naturais seja feita de forma adequada. Esta é uma obra de sucesso, feita com recursos próprios do SAAE, recursos do garcenses que está voltando para beneficiar a todos”.
O Prefeito também se dirigiu aos 130 servidores do SAAE representados pela equipe que estava presente no local: “Tenho que render todo o reconhecimento à equipe do SAAE que trabalha 24 horas, 365 dias por ano, garantida o fornecimento de água de qualidade para podermos abrir a torneira, tomar banho na hora certa, realizar as tarefas de casa, entre outros serviços. Em nome da população de Garça nosso muito obrigado”, finalizou o Prefeito.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação