13 SET 2021
Abertas inscrições para programa de apoio a autônomos informais
Bolsa Empreendedor é mais uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo
Com investimento de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) e visando beneficiar 100 mil autônomos com uma bolsa de R$ 1.000,00 (mil reais) em duas parcelas de R$ 500,00 (quinhentos reais), o governo do Estado de São Paulo lançou o programa Bolsa Empreendedor, um apoio financeiro aos autônomos informais em situação de vulnerabilidade. O programa prioriza negros, mulheres, indígenas e pessoas com deficiência.
Além da bolsa de R$ 1.000,00, os participantes também terão acesso a um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, e contarão com total apoio e orientação dos profissionais do Sebrae.
Quem pode participar do programa?
Serão aceitas pessoas desempregadas ou informais maiores de 18 anos e sem inscrição de CNPJ como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica. Além disso, é necessário obter formalização como MEI (Microempreendedor Individual) ou outra natureza jurídica.
O objetivo do projeto é impulsionar novos empreendimentos e tirar autônomos da informalidade. O Bolsa Empreendedor deve beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 400 mil pessoas.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 e 19 de setembro no site do Bolsa do Povo www.bolsadopovo.sp.gov.br.
Se o garcense tiver qualquer dificuldade pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para ajuda na inscrição. A sede da secretaria fica na rua XV de novembro, 110, no centro da cidade. O horário de atendimento é das 08 às 11 e das 13 às 16 h.
Como será o pagamento e quando serão os cursos do Bolsa Empreendedor?
O empreendedor informal, que receberá o incentivo do governo, será "reembolsado" em duas etapas: se ele se capacitar e se formalizar receberá R$500,00 e se ele mantiver a empresa ativa mais um mês pode receber o segundo aporte de R$ 500,00.
A previsão para Garça é que haja duas turmas:
- turma 1 terá 20 vagas de 27 de setembro a 1º de outubro, das 08:30 às 12:30 h, no modo presencial,
- turma 2 com mais 20 vagas, de 04 a 08 de outubro, das 08:30 às 12:30 h, no modo presencial.
O local das aulas está sendo definido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e eventos