26 OUT 2021
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1936 visualizações
Modernização: Garça agora possui dados atualizados do crescimento da cidade e da valorização imobiliária
As informações foram fornecidas após um minucioso trabalho de geoprocessamento
Garça agora é uma cidade mapeada digitalmente, com fotografias aéreas, mapas, banco de dados e aplicativos específicos, que possibilitarão uma administração mais precisa, ágil e ainda mais transparente, com uma base de informações reais e confiáveis para tomadas de decisão mais rápidas e para a implantação de melhorias. Todas essas informações foram fornecidas por meio do geoprocessamento realizado no município.
O serviço foi contratado no ano passado, por licitação, a um custo de R$ 916 mil. E, para que fosse possível promover a atualização dos dados, a Prefeitura buscou um financiamento específico para a modernização das administrações públicas chamado PEM, Programa Eficiência Municipal.
A engenheira civil, Isabela Rodrigues, que é técnica em projetos da empresa CETEC de Lins, vencedora da licitação, explicou o trabalho realizado em Garça. “Nós implantamos um novo SIG (Sistemas de Informações Geográficas). Através de voos de avião pela cidade foi realizada a fotografia ortorretificada (processo que visa corrigir e atualizar a imagem aérea da cidade) e, em cima dessa imagem fizemos um trabalho de vetorização, reconhecendo todas as áreas construídas de Garça”.
Também foram realizadas fotografias das fachadas dos imóveis, possibilitando inclusive, registrar a pavimentação das vias urbanas, arborização e iluminação pública. Todas essas informações foram confrontadas com o cadastro da Prefeitura, que não é atualizado há, pelo menos, 11 anos.
Os dados são precisos e interligados, auxiliando no desenvolvimento do município e, principalmente, no cuidado com as pessoas, possibilitando o planejamento integrado de ações em diversas áreas, como na saúde, educação, segurança, regularização fundiária, justiça tributária, Defesa Civil, planejamento, transportes, meio ambiente, entre outras.
O secretário de Inovação e Tecnologia, Leandro Carvalho, explica mais sobre o trabalho realizado na cidade. “O geoprocessamento e o SIG são multifinalitários, abrangendo todas as áreas do município, sem exceção. Então, é possível utilizá-los em todas as secretarias municipais e pelo SAAE, para a ampliação da cidade e para agregar qualidade de vida à população, assim como, para ações de preservação ambiental”.
O secretário acrescentou, ainda: “O trabalho realizado é fundamental para o sistema administrativo municipal e ocupa um papel decisivo na regularização cadastral que precisamos promover em Garça (mobiliário, imobiliário e de logradouro) de forma justa e com base de informações reais e confiáveis, para diminuir a informalidade nas ocupações”, finalizou o secretário.

Treinamento: Funcionários já foram capacitados para a utilização dos dados do geoprocessamento

Para que o sistema funcione com toda sua capacidade, funcionários de diversas secretarias receberam treinamento neste mês de outubro, a fim de que conheçam todas as funcionalidades e técnicas fundamentais para se trabalhar em ambiente SIG (Sistemas de Informações Geográficas). A capacitação teve o objetivo de preparar as secretarias para o novo recurso que já está sendo colocado em prática na Prefeitura de Garça.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação