07 JAN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Procon de Garça fechou o ano de 2021 com quase 3.500 atendimentos à sociedade
O balanço foi apresentado pela coordenação local
O Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, divulgou o número de atendimentos realizados durante o ano de 2021. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o órgão realizou 3.453 atendimentos.
Os assuntos financeiros lideraram com 1.107 reclamações. Em seguida foram registrados 1.077 atendimentos a pessoas que tiveram problemas com a Nota Fiscal Paulista. E, a terceira maior procura, com 569 atendimentos, foram de reclamações dos serviços essenciais, como telefonia, por exemplo. A insatisfação dos consumidores com produtos teve 363 registros no ano passado.
Também foram feitas reclamações de serviços privados (224), habitação (64), saúde (40) e alimentos (9), porém, em menor proporção.
O relatório foi apresentando pelo coordenador local, Clodoaldo José de Oliveira. Segundo os dados apresentados, foram registradas:
- 1.549 simples consultas;
- 384 atendimentos preliminares;
- 454 emissões de CIP – Carta de Informações Preliminares;
- 380 CIPs finalizadas com acordo;
- 228 CIPs finalizadas com outras baixas;
- 30 extras Procon;
- 428 Nota Fiscal Paulista.
O Procon foi criado com a principal missão de equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. É um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com o objetivo de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores.
Em Garça, a Prefeitura matem convênio com a Fundação Procon, atendendo a população na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizada na rua XV de novembro, nº 110, centro da cidade. O horário de atendimento ao público é das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos