10 MAI 2022
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
SAAE
Visita à Caetetus encerra atividades do Dia da Água
Alunos da turma vencedora puderam conhecer o ambiente onde a “água nasce” até chegar as nossas torneiras.
Alunos do 2º Ano B, da EMEIF Prof.ª Samira El Adass, visitaram no último dia 4 de maio, quarta-feira, a Estação Ecológica dos Caetetus em Gália - o maior fragmento de floresta da região e importante área de conhecimento acerca dos ecossistemas originais da região. Com olhinhos atentos os estudantes assistiram a uma pequena apresentação sobre o local e durante uma trilha conheceram inúmeras variedades de árvores e a importância de cada uma para o meio ambiente.
A visita, além de encerrar as comemorações do Dia Mundial da Água, desenvolvidas pelo SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos em parceria com as secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e Educação, premiou o melhor Texto Coletivo produzido pelas escolas municipais a partir das visitações à Estação de Tratamento de Água e ou à Estação de Captação B2, na Fazenda Cascata. Ao todo 21 trabalhos foram entregues e avaliados. Os alunos do 2º Ano B, da EMEIF Prof.ª Samira El Adass foram os vencedores com a redação “A Água Poderosa”.
Depois de dois anos suspensos devido à pandemia do novo Corona Vírus o SAAE retomou este ano os trabalhos de Educação Ambiental com o Projeto “Água: de onde vem, para aonde vai”, e recebeu, durante o mês de março, cerca de 900 alunos das escolas municipais, estaduais, colégios particulares e escolas da região.
Segundo o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, a educação ambiental é um dos pilares do SAAE, principalmente quando a importância da água e o consumo consciente são abordados com as crianças e amplificados pelas escolas.

Texto vencedor: A Água Poderosa

A água é muito importante para a vida do planeta, pois todos os seres vivos precisam dela para beber, cozinhar, ter hábitos de higiene, realizar as tarefas da casa e muito mais.
A água é muito poderosa, ela é fonte de vida e é impossível viver sem ela, por isso, temos uma importante missão, preservar a água evitando o desperdício, fechando a torneira, ficando atento aos vazamentos, tomando banhos rápidos, usando com economia.
Para a água chegar na torneira, ela percorre um caminho bem longo, saindo dos rios e minas para estação de captação e seguindo para estação de tratamento, para só depois de tratada chegar limpinha e boa para beber na casa das pessoas.
Não queremos ficar sem água e é dever de todos fazer o bom uso dela para que nunca falte para ninguém e para que seu poder continue trazendo a vida para todo o planeta.

Assinatura 4 logos
Local: SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Garça