10 MAI 2022
Área Azul de Garça é citada como referência em Itararé
Com administração própria da Área Azul, Garça se torna referência para a cidade de Itararé. Confira o vídeo.
O Município de Itararé está enfrentando alguns problemas com a condução da Área Azul na cidade, que atualmente encontra-se sob concessão de uma empresa privada. Entre outras reclamações, os moradores daquele Município estão reclamando do número de multas lavradas, o descaso com a manutenção das placas e identificação de placas.

Com intuito de procurar melhorias no serviço, os vereadores de Itararé começaram a buscar alternativas que auxiliassem a gestão da Área Azul. Foi então que a cidade de Garça se destacou pelo seu método de gestão, servindo como referência. O estacionamento rotativo em Garça é administrado pela própria Prefeitura, em parceria com os lojistas, os bilhetes são comercializados nas lojas e também via aplicativo de celular.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, explicou ao vereador que o estudo que antecedeu o projeto da Área Azul havia traçado objetivos, tais como abertura de vagas para estacionamento, organização do trânsito na localidade central, preço acessível aos usuários e auxílio aos lojistas. Após alguns meses de estudo, o projeto se desenvolveu tendo como base a administração a ser realizada pela própria Prefeitura. O custo para estacionar é de R$ 1,00 (um) real nas duas primeiras horas e R$ 2,00 (dois) reais, da terceira hora em diante.

Para fomentar a renda dos empresários, os lojistas recebem um auxílio de 15% ( por cento) sobre a totalidade de suas vendas e todo o faturamento da Área Azul é publicado no portal da transparência https://www.garca.sp.gov.br/portal/arquivos/1/21/0/0/0/0/0/0.

Confira o vídeo da sessão da Câmara de Itararé neste link: https://youtu.be/gq34lT24NHw?t=5090, a marcação já levará diretamente ao momento em que a Área Azul de Garça é citada, porém também é possível retornar ao começo do vídeo e acompanhar a sessão completa.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega