06 OUT 2022
TURISMO RURAL
Dia de campo oferece preparação aos empreendedores do turismo rural
Foto Noticia Principal Grande
A partir da esquerda: José Estêvão, presidente do Sindicato Rural de Garça; Juliana Sanches, gerente da agência do SEBRAE regional de Marília, e o Prefeito João Carlos dos Santos
Evento aconteceu na sede da Fazenda São Ramiro

Começou na manhã de quinta-feira, 6 de outubro, e segue durante todo o dia, mais uma atividade de formação e preparação para os empreendedores envolvidos com o turismo rural.

O dia de campo - turismo rural - é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sindicato Rural de Garça, SEBRAE e SENAR.

A sede do evento foi a Fazenda São Ramiro, dos irmãos Duílio e Dumont Godoy, que estavam presentes, juntamente com sua mãe Sandra.

Duílio agradeceu a oportunidade, mais uma vez, de colaborar com o desenvolvimento do turismo rural na região: “É um prazer poder ajudar. Fico muito feliz em receber todos aqui. No período da tarde vou ter a chance de contar um pouco da história da Fazendo São Ramiro. Desejo um ótimo dia a todos e que aproveitem bem mais esta oportunidade”.

O presidente do Sindicato Rural de Garça, José Estêvão, destacou a parceria na cidade: “Hoje, Prefeito, podemos perceber que a Prefeitura, o Sindicato Rural, o SENAR e o SEBRAE trabalham juntos. Isto não acontecia antes. É mérito da sua administração e de toda sua equipe, que é muito boa e faz acontecer”.

O Prefeito João Carlos destacou o empenho de sua equipe: “Tenho que agradecer ao Bruno, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e à Márcia, diretora de turismo, por toda a dedicação em mais esta oportunidade aos empreendedores rurais. Agradeço também ao Duílio e ao Dumont, por entenderem e cederem a Fazenda São Ramiro para a efetivação desta ação”.

João Carlos destacou, mais uma vez, que a sociedade tem que se apropriar dos projetos: “O poder público tem que dar o direcionamento, apontar os caminhos, dar as condições para que vocês, que são empreendedores, que correm risco, que querem fazer, possam olhar e entender qual é o caminho que vocês acham conveniente. Esse processo passa na mão da sociedade. E o que nós estamos tentando construir aqui é que todo esse patrimônio seja de propriedade das pessoas, da sociedade. A Prefeitura não faz turismo, não tem capacidade de fazer. Quem tem capacidade de fazer são vocês. Nós temos que trazer pessoas que nos ajudem, é isto que estamos fazendo aqui”.

O SEBRAE é um grande parceiro desta atividade. A gerente regional do SEBRAE de Marília falou sobre o ALI Rural: “O Agente Local de Inovação é um facilitador que o SEBRAE disponibiliza na propriedade rural para o atendimento do nosso produtor. O agente fica por um período, termina o ciclo de atendimento com um diagnóstico de gestão e implementa diversas melhorias na propriedade rural. Mas isto é só a porta de entrada. Serão abertas para o produtor diversas oportunidades de outras soluções que o SEBRAE tem. Então esse facilitador, o ALI Rural, vai identificar necessidades e demandar o SEBRE para outros atendimentos. Há uma continuidade do atendimento com os outros produtos, desde melhoria do processo, melhoria de produção, redução de custos, implantação de inovação e aumento de faturamento, e o que é melhor: é 100% subsidiado pelo SEBRAE, não custa nada para o produtor”.

Juliana explicou o que o produtor rural interessado em participar do ALI Rural tem que fazer: “Nós estamos finalizando o prazo de inscrição. Então é preciso que o produtor rural entre em contato com o SEBRAE Aqui, que está localizado dentro da ACIG, 14 3471-0480 ou então no ramal direto da nossa gestora Fabiane no número 14 3402-0740”.

SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos