27 JUL 2023
AGRICULTURA E AGROPECUÁRIA
SAÚDE ANIMAL
Prefeitura de Garça e Defesa Agropecuária de Marília alertam sobre raiva transmitida por morcego hematófago
A raiva é uma doença com 100% de letalidade
De acordo com informações da Defesa Agropecuária de Marília, a região de Garça está sofrendo com uma endemia de morcego hematófago, popularmente conhecido como morcego-vampiro. Além de atacar aves, estas espécies também atacam mamíferos que se alimentam de capim, e na maioria das vezes são animais de médio e grande portes.
Estes morcegos conseguem caminhar no solo, apoiando-se nos seus dedos, e costumam morder suas presas nas orelhas, dedos e outras extremidades, pois são locais de difícil percepção.
Uma outra curiosidade é que ao morder suas presas eles não sugam o sangue, mas o lambem.
A principal doença transmitida pelos morcegos é a raiva. E, devido a este problema, uma palestra esclarecedora foi realizada na sede da AFAGA (Associação Familiar dos Agricultores de Garça), localizada no Banco da Terra. O palestrante foi o médico veterinário da Defesa Agropecuária de Marília, Ricardo Scioli Dal Colleto.
Entre os esclarecimentos prestados estavam como identificar os animais que foram agredidos pelos morcegos, como realizar a vacinação preventiva e como realizar a comunicação à Defesa Agropecuária em caso de identificação de animais que sofreram a agressão.
A palestra contou com a presença de vários agricultores da região do Banco da Terra e foi uma realização da Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, regional de Marília.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa