24 JAN 2024
HABITAÇÃO
Prefeitura recebe móveis para as 26 casas do Programa Vida Longa
Foto Noticia Principal Grande
Momento em que os móveis começavam a ser entregues em Garça. Foto: Fabiano Oliveira
Entrega do condomínio está prevista para março

O Programa Vida Longa é mais uma parceria entre a Prefeitura de Garça e o Governo do Estado de São Paulo, por meio duas Secretarias Estaduais: de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Desenvolvimento Social.

A iniciativa de implantação em Garça é do Fundo Social da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento de Habitação, vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Na quarta-feira, 24 de janeiro, mais etapa foi cumprida: a entrega de grande parte dos móveis para as casas e para a área de convivência comum.

Cláudia Furlaneto dos Santos, primeira dama e presidente do Fundo Social de Garça, acompanhou a entrega e falou sobre o momento: “Estamos muito felizes em perceber que nos aproximamos do nosso objetivo a cada dia. Foram entregues os assentos adaptados para os sanitários, a imensa maioria dos móveis das 26 casas e da área de convivência. A ansiedade é muito grande para vermos o condomínio com seus moradores, com a dignidade que todos merecem”.

A previsão de finalização das obras é para março de 2024.

Veja a relação dos móveis que foram entregues:

- 26 guarda-roupas;

- 26 cômodas;

- 26 poltronas de um lugar;

- 26 armários de cozinha (kit com três portas);

- 52 cadeiras multiuso;

- três conjuntos de mesas com quatro cadeiras cada;

- um conjunto estofados dois e três lugares;

- dois bancos de madeira para área externa;

- duas cadeiras fixas,

- uma cadeira giratória.

O que é o Programa Vida Longa?
Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, implantado nas cidades em parcerias com as Prefeituras Municipais, que visa oferecer equipamentos comunitários de moradia assistida e gratuita para atender às necessidades habitacionais de idosos da melhor idade (60 anos ou mais), que vivem sozinhos ou com laços familiares enfraquecidos, que sejam independentes para as atividades diárias, se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social e que tenham renda mensal de até dois salários mínimos.
As 26 casas estão sendo construídas em Garça pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) O Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do antigo Vila da Dignidade, tendo casas construídas com diversos aparelhos de segurança para os idosos.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa