Na segunda-feira, 29 de janeiro, aconteceu em São Paulo a 1ª reunião setorial café paulista, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e representantes das Secretarias de Agricultura, Turismo e Cultura e Economia Criativa.
Representaram Garça o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, o Agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Wanderley Tavares Dias, e do ConGarça (Conselho do Café da Região de Garça), Tâmis Lustri e Larissa Cirillo.
A reunião contou com produtores de café e associações cafeicultoras.
Durante o encontro foram ofertados cursos de capacitação, realização de eventos, criação de rotas turísticas, disponibilidade de crédito e promoção de investimentos para toda a cadeira produtiva.
O Secretário Bruno Henrique Severino explicou o que será feito: “A partir de agora vamos fazer um diagnóstico do setor na cidade e apresentar as demandas para o Secretário Estadual. O objetivo é desenvolver toda a cadeia produtiva das diversas regiões produtoras de café. E a região de Garça, que já tem Indicação Geográfica (IG) e Arranjo Produtivo Local (APL) é uma delas”.
Outras pautas abordadas foram a necessidade do fomento ao turismo rural, a aproximação de tecnologias, pesquisa e universidade ao campo, foco na divulgação das vocações regionais e das indicações geográficas da região e a busca por parceiros econômicos para investirem no escalonamento da produção ou expansão da distribuição da produção cafeeira paulista, reconhecida como uma das melhores do país.