22 FEV 2024
Lei Paulo Gustavo: APAE terá oficina de capoeira adaptada
A oficina será exclusivamente para os assistidos da instituição.
De 23 de fevereiro a 29 de março será desenvolvida oficina cultural de Capoeira Adaptada exclusiva para os assistidos da APAE. A oficina será ministrada por Maria Aparecida, Jacqueline e Welerson, em projeto contemplado por meio de edital da Lei Paulo Gustavo no ano de 2024.
A capoeira é uma forma de arte marcial que combina elementos de dança, música, acrobacia e luta, importantes para trabalhar a musculatura, o equilíbrio e que comprovadamente pode trazer benefícios à saúde.
Originada no século XVI, quando os escravizados trazidos de vários países do continente africano desenvolveram um estilo de defesa pessoal disfarçado de dança para resistir à opressão colonial.
Neste projeto, a capoeira adaptada e suas diversas manifestações culturais foram escolhidas como uma ferramenta pedagógica de apoio, por ser inclusiva em todos os aspectos. Afinal ela é um esporte, possui musicalidade, folclore, cultura, arte e filosofia, além de apresentar movimentação própria, auxiliar os envolvidos no desenvolvimento muscular, flexibilidade e consciência corporal.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega