26 FEV 2024
PROCON
PROCON orienta sobre golpes via WhatsApp em nome da instituição
O PROCON-SP não realiza atendimento por WhatsApp e em nenhuma situação faz a devolução de valores para o consumidor.
Golpistas estão usando o nome do Procon e do Banco Central para aplicar golpes com falsa promessa de devolução de dinheiro através de cashback, em razão de uma suposta punição aplicada às operadoras de cartões de crédito.

O Procon-SP esclarece que não realiza esse tipo de consulta e também não faz atendimento via aplicativo de mensagens com solicitação de dados pessoais ou bancários.

O Procon faz a intermediação entre empresas e consumidores, buscando soluções para problemas que envolvam compra, venda ou prestação de serviço. Cabe ressaltar que, em hipótese alguma o órgão fará a devolução de valores para o consumidor, somente a empresa ou prestador de serviço envolvido na situação poderá fazer esta devolução, o Procon apenas mediará o conflito a fim de que o consumidor tenha seus direitos respeitados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega