Confira às informações e não perca o prazo de inscrição, todas acontecem de forma online.
O PROCON realizará durante o mês de junho diversas palestras informativas gratuitas de forma online, que são transmitidas por meio da Plataforma Microsoft Teams. Diversos temas serão debatidos, mas é necessário inscrição prévia para a participação, confira mais informações sobre cada uma das palestras e inscreva-se por meio do link
https://www.procon.sp.gov.br/epdc/#epdc_inscricoesabertas. Atenção: caso queira participar de mais de uma, será necessário submeter sua inscrição em cada uma das palestras separadamente.
- "Consumo e o Meio Ambiente", dia 5 de julho, das 14h às 15h30, inscrições até dia 4 de julho às 23h59. A palestra é voltada a todos os consumidores e interessados na atual problemática ambiental e sua interface com o consumo. Sob a perspectiva de um consumo mais sustentável e de reflexões sobre produção e consumo de produtos e serviços e suas consequências para a crise climática global, serão abordadas questões ligadas a atitudes e comportamentos de consumidores, como um dos agentes responsáveis na busca de soluções socioambientais mais saudáveis.
- "Orientação Financeira", dia 10 de julho, das 14h às 15h30, inscrições até dia 9 de julho às 23h59. O mercado financeiro, já há algum tempo, passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros. A palestra de forma prática e didática, incluindo dicas, sobre a importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.
- "Direitos Básicos do Consumidor", dia 15 de julho, das 14h às 15h30, inscrições até dia 14 de julho às 23h59. O mercado financeiro, já há algum tempo, passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros. A palestra de forma prática e didática, incluindo dicas, sobre a importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.
- Apresentação "Protocolo Não Se Cale", dia 24 de julho, das 14h às 15h, inscrições até dia 23 de julho às 23h59. Destinada a informar sobre esse mecanismo de combate a violência que deve ser adotado por bares, restaurantes, casas de shows e afins. Não se trata de uma capacitação obrigatória, mas uma apresentação para incentivar a procura pelo curso completo. O Protocolo, trata-se da construção de uma política pública, pelo Governo de São Paulo, para combater a violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares. Por meio dessa iniciativa, os estabelecimentos têm todas as diretrizes e cursos para que seus colaboradores saibam prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação: desde a saída do local em segurança até o acionamento da rede pública de saúde e segurança. Estabelece um fluxo completo de ações em prol das vítimas, que prevê inclusive um selo de reconhecimento para estabelecimentos conforme o nível de capacitação das equipes e estabelecimentos.
- "Armadilhas do Consumo", dia 25 de junho, das 14h às 15h30, inscrições até dia 24 de julho às 23h59. Com base nos estudos da Economia Comportamental, a palestra tem como proposta apresentar algumas das estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse. Para tanto são mencionados os principais erros cometidos pela maior parte das pessoas, quando expostas a determinadas situações de decisão de consumo. A partir desses conhecimentos, o participante terá maiores condições de se apropriar de suas escolhas, evitando as armadilhas que levam ao consumo por impulso ou desnecessário.
- "Relações de Consumo na Era Digital", dia 30 de julho, das 14h às 15h30, inscrições até dia 29 de julho às 23h59. O conteúdo da palestra abrange as estratégias de captura e utilização pelas empresas dos nossos hábitos de consumo, bem como dos nossos desejos e interesses de forma geral, a partir da observação sistemática do nosso comportamento na internet. Trata também das publicidades dirigidas ao perfil de cada usuário, da indução ao consumo, das ameaças cibernéticas e de como evitá-las, além das legislações de que dispomos no país para amparar o consumidor, regular e equilibrar as relações de consumo, com foco nas transações digitais.
Durante as palestras serão indicadas publicações sobre o tema com arquivos que podem ser baixadas no no site do Procon. Também haverá espaço para a retirada de dúvidas durante a transmissão e a possibilidade de retirar o certificado de participação.
Não é necessário baixar o aplicativo e pode ser assistida pelo computador, tablet ou celular, mediante acesso à internet.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega