Setor industrial contará com mão de obra qualificada que será formada na nova escola
Na tarde de quinta-feira, 26 de dezembro, aconteceu a solenidade de assinatura do termo de cessão do prédio municipal para a instalação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento ocorreu nas instalações do futuro centro de formação profissional e reuniu autoridades locais, representantes de entidades empresariais e da indústria, além de lideranças políticas.
Entre os presentes estavam o prefeito João Carlos dos Santos, o vice-prefeito Flávio Peres, a vereadora Elaine Oliveira, secretários municipais, Mauro Sá representando a Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), Norberto Luiz Afonso, representando o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e o Diretor do SENAI de Marília, Ronaldo Sotrate Júnior.
Qual será o primeiro curso oferecido?
No primeiro momento a unidade oferecerá o curso técnico em eletroeletrônica, o mais procurado pelas indústrias garcenses devido à alta demanda por profissionais capacitados nesta área. O curso terá como foco o desenvolvimento de competências como o planejamento e execução de projetos de sistemas eletroeletrônicos de baixa tensão, instalação e manutenção de sistemas industriais, seguindo rigorosamente normas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.
Já foi anunciada utilização de cursos com IA (Inteligência Artificial). A nova escola contará com uma oficina de instalações elétricas para desenvolver atividades de instalações elétricas e operações mecânicas; um laboratório de comandos e máquinas elétricas; um laboratório de eletrônica, para atividades de eletrônica analógica e eletrônica digital e um laboratório de CLP, para desenvolvimento de comando lógico programável, com equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas e/ou processos industriais, além de três salas de aula e espaço de convivência para alunos e professores.
Instalações modernas e acessíveis
Durante o evento, os participantes puderam conhecer as instalações do prédio, localizado na rua das Flores, nº 780, no bairro Labienópolis. A estrutura conta com acessibilidade, incluindo elevador, e será adaptada pelo SENAI para receber os laboratórios e equipamentos necessários à formação técnica.
De acordo com informações do Prefeito João Carlos dos Santos em sua fala, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão para a reforma e preparação do prédio para atender às exigências do SENAI.
O diretor do SENAI de Marília, Ronaldo Sotrate Júnior, explicou que com a instalação dos equipamentos, que será feita pela instituição, demandará mais R$ 1 milhão.
Impacto para o desenvolvimento local
A chegada do SENAI à cidade oferecerá um salto na qualificação da mão de obra local. O prefeito João Carlos destacou a importância da parceria: "Estamos criando oportunidades para os jovens e fortalecendo as indústrias da nossa região, que precisam de profissionais capacitados."
Norberto Luiz Afonso, representando o CIESP, e Mauro de Sá, pela ACIG, reforçaram o impacto positivo da nova unidade na economia local, destacando que a formação técnica promovida pelo SENAI atende às necessidades imediatas das empresas, ajudando na geração de empregos e no fortalecimento da indústria regional.
Próximos passos
O SENAI já planeja a abertura de cursos voltados à formação técnica e continuada em eletroeletrônica, área com alta demanda na região. A diretoria do SENAI fez previsão de início das atividades ainda no primeiro semestre de 2025.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa
Local: Garça