13 AGO 2018
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Prefeitura incentiva empresas de Garça para exportações

Em busca de alternativas que colaborem com os empresários garcenses no enfrentamento da crise econômica e, consequentemente, no aumento da produção e da geração de empregos, a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ofereceu aos empresários o primeiro acesso ao Peiex, Programa de Qualificação para Exportação, desenvolvido pela Unesp e gerenciado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceira do Ministério das Relações Exteriores.

Após o Workshop realizado no final do mês passado, além das três empresas que já participam do Peiex na cidade, outras sete se inscreveram no programa e ainda um grupo de cafeicultores também está se organizando para receber as orientações e iniciarem a exportações.

Um resultado extremamente satisfatório, segundo os técnicos do Peiex que estiveram em Garça. ?Gostaria de agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ao promover o evento de apresentação do Peiex na cidade de Garça. Estamos muito satisfeitos com o interesse sobre o tema por parte dos empresários. Nós já iniciamos os trabalhos com essas empresas que estão em fase de atendimento e em breve teremos as capacitações específicas dos temas sobre Exportação Passo a Passo e Prospecção de Mercados Internacionais?, explicou a técnica extensionista, Maiara Esteves.

O empresário Mauro José De Sá, que há 30 anos produz equipamentos de áudio profissional, conheceu o Peiex durante o Workshop e já recebeu visita técnica em sua empresa. ?Estamos nos planejando e a expectativa é de que vamos iniciar as exportações pelos países do Mercosul e México e, inicialmente, com  volumes pequenos?.

O empresário ressaltou ainda. ?O mais importante nesse processo é que, com as ações de implementação desse programa, vamos ganhar em melhorias nos produtos e nos processos produtivos?.

As consultorias do Peiex são todas gratuitas e a expectativa da Prefeitura é de que mais empresas venham a aderir ao programa. ?A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem o objetivo de fomentar a economia do município. Ao apoiar as empresas nesse processo de exportação, estamos apostando na recuperação do mercado de trabalho. Com a exportação de seus produtos, as empresas ganham produtividade, melhoria da qualidade de seus produtos e ficam menos dependentes do mercado interno, desta forma, menos vulneráveis as oscilações da economia brasileira?, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino.

O prefeito João Carlos dos Santos também salientou a importância da adesão das empresas garcenses ao programa de exportação. ?O workshop promovido em Garça foi importante para desmistificar essa relação com o mercado externo. Ficamos muito satisfeitos com a adesão das empresas e dos cafeicultores, assim como, com a possibilidade de estarem buscando novas oportunidades para seus produtos em outros mercados fora país, alavancando, num futuro próximo, a economia local?, finalizou o prefeito de Garça.