12 MAI 2022
PROJETOS
Senhoras do Projeto “Resgatando Nossas Origens” visitam o Museu de Garça
Participantes do programa 'Feliz Idade' estiveram em uma visita guiada no Museu Municipal de Garça na terça-feira, 17 de maio.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SEMADS, desde 2017 possui trabalhos voltados para os idosos nos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS do município. A proposta é fazer com que essas pessoas se tornem mais ativas e presentes socialmente, que mesmo com as limitações que a idade as impõe, a sabedoria adquirida seja exaltada e contemplada como algo positivo.

Durante o mês de aniversário de 93 anos da cidade, essas senhoras que participam do programa “Feliz Idade” no Cras II - Mariana, foram convidadas a reviver junto com a cidade, o período que remete as suas memórias no município.

Na tarde de terça-feira, 10 de maio, elas participaram de um passeio guiado no Museu Municipal de Garça, local que muitas delas relataram não conhecerem, mesmo morando na cidade por muitos anos.

Durante a visita, a cada sala, o guia contava um pouco dos objetos expostos e a história por trás de cada um deles, seus antigos proprietários, sua relevância histórica para a cidade, entre outras informações. E a cada momento várias descobertas, sorrisos, exclamações e comentários dessas senhoras tomavam o ar, muitas compartilhando momentos de sua vida que não sabiam que haviam passado tão próximas.

Inclusive, muitas estavam com celulares a postos para registrar cada nova descoberta e compartilhar com a família e amigos. Quem também estava presente no passeio e ajudou a fazer perguntas ao guia foi o Prefeito João Carlos dos Santos, que aproveito a ocasião para cumprimenta-las por fazerem parte deste resgate histórico e serem a memória viva de nossa amada Garça.

Hoje, dia 12 de maio, a segunda turma do Projeto, que conta com senhoras do Cras I, estará montando o painel de memórias, e, tal qual a outra turma, também terão a oportunidade de fazer o passei guiado na próxima semana.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega