10 ABR 2023
CAMPANHA MENSAL
Abril Laranja: Contra os Maus Tratos aos Animais
Conheça o que são considerados maus tratos e onde denunciá-los.
Os animais estão presentes em muitos lares brasileiros, sejam eles cachorros, gatos ou pássaros, os mais comuns, ou tartarugas, coelhos, roedores e afins. Inclusive há estudos que apontam que ter um animal de estimação estimula idosos e crianças a serem mais ativos.

Da mesma forma que às pessoas, todo animal necessita de cuidados diários, como alimentação, a higienização do local sanitário, espaço para dormir, ser estimulado a movimentar-se (a caminhada com o cachorro ou o arranhador do gato), enfim, tais como os humanos, eles requerem atenção e cuidados para manterem-se saudáveis.

O mês de abril foi escolhido como "Abril Laranja: Contra os Maus Tratos Animais" para pontuar que maus tratos não são apenas agressões físicas, na verdade ele é caracterizado por ações que coloquem em risco a integridade física e/ ou emocional do animal, ou seja, deixar preso na coleira, sem água, sem ração, abandonar, entre outras situações, também são consideradas maus tratos.

O que caracteriza maus tratos?
  • Abandonar;
  • Não oferecer assistência médica-veterinária;
  • Não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade;
  • Agressões físicas;
  • Manter o animal preso a correntes ou cordas;
  • Deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo;
  • Manter o animal em locais não-arejados (sem ventilação ou entrada de luz);
  • Manter os pets em lugares anti-higiênicos;
  • Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;
  • Usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.

Como denunciar casos de maus-tratos?
Em Garça, os maus tratos contra os animais podem ser denunciados:
  • Pessoalmente na Delegacia de Polícia, na avenida Faustina, 1000, Labienópolis;
  • Por telefone, de forma anônima nos números 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque Denúnica), 24 horas;
  • Através do site www.webdenuncia.org.br, 24 horas, onde há campo da DEPA - Delegacia Eletrônica de Proteção Animal;
  • Na Vigilância, por meio do telefone da Secretaria da Saúde, 3471-4959, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h as 11h e das 13h as 16h.
Para fazer qualquer tipo de denuncia é necessário informar o local dos fatos, a condição no qual se encontra os animais e os possíveis proprietários (donos da residência, nome ou imagem da pessoa vista abandonando o animal em via pública).

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca