07 DEZ 2023
Prefeitura esclarece notícias equivocadas publicada por jornal local
Não houve consulta à Secretaria de Comunicação antes da publicação

Sob o título “Tribunal de Contas identifica seis obras paralisadas em Garça”, o Jornal Debate publicou informações equivocadas em sua edição do dia 26 de novembro, página 5.
Utilizando dados captados direto do site do Tribunal de Contas do Estado, o editor do referido meio de comunicação não respondeu às perguntas fundamentais para que uma reportagem esteja completa. No meio jornalístico, são conhecidas como 5W e 1H (who, what, where, when, why e how), traduzindo para a língua portuguesa, quem, o que, onde, quando, por quê e como. Simplificando mais ainda, as perguntas a serem respondidas são: quem está envolvido na notícia; o que está acontecendo; onde está acontecendo; quando está acontecendo; por quê isso está acontecendo e como isso aconteceu ou está acontecendo.
Não houve a verificação das informações junto à Prefeitura de Garça, por meio de uma simples consulta à SECOM (Secretaria de Comunicação e Eventos).
É importante esclarecer que uma das funções da SECOM é intermediar e dirimir dúvidas que sejam oriundas dos meios de comunicação em relação à Administração Pública Municipal.
Ao final da matéria foi informado que “haveria” seis obras paralisadas em Garça somando um valor superior a R$ 11 milhões.
Vamos à realidade.
Em relação à antiga Cozinha Piloto (hoje denominada DAE – Departamento de Alimentação Escolar), a obra está em andamento. O munícipe que se interessar pode passar pela rua das Flores, ao lado do antigo prédio da FAEF (adquirido pela Prefeitura), e fazer a verificação. Uma outra maneira de comprovação é acessar o site da Prefeitura e procurar pela notícia publicada no dia 17 de novembro com o título “Iniciadas obras do novo pavilhão do Departamento de Alimentação Escolar”.
Sobre a execução do sistema de combate e prevenção à incêndio nas escolas municipais Edson Puga e João Crisóstomo (AVCBs), devido à incapacidade técnica das empresas responsáveis pela realização das obras, o contrato foi rompido. Os projetos executivos foram protocolados junto ao Corpo de Bombeiros para receberem adaptações técnicas e a Secretaria de Educação aguarda a liberação para processar uma nova licitação.
A respeito do CRE (Centro de Referência em Educação), atual sede da Secretaria Municipal de Educação, recentemente foi ventilada a possiblidade de haver a instalação naquele prédio de um outro serviço público. Ainda está sendo aguardada uma definição sobre esta possível mudança.
Sobre o projeto do sistema de drenagem das águas pluviais para mitigar (diminuir) os impactos sobre a microbacia do Córrego Barreiro, entre os técnicos da Prefeitura é conhecido como bacia de detenção do bosque. A empreiteira que venceu a licitação iniciou a obra e, pouco tempo depois, a abandonou. Devido à urgência e importância, a Prefeitura finalizou a obra com recursos próprios. O que está parado, aguardando autorização do Governo do Estado de São Paulo, é a solicitação feita pela Prefeitura de Garça para que os recursos enviados pelo Governo do Estado para a execução da obra (que foi executada e paga com recursos da Prefeitura) sejam utilizados para implantar o recapeamento asfáltico em cerca de 200 metros na rua Vital Soares, em frente à entrada do Bosque Municipal. O recurso que o Estado enviou para a obra é de R$ 80 mil, que estão depositados e aplicados em uma conta da Prefeitura de Garça.
Para finalizar, a notícia traz que estaria paralisada a construção de uma creche que seria executada com recursos liberados pelo Governo do Estado de São Paulo. Pois bem, a creche, na região da Vila Cavalcante, está em fase final de obras, e deve ser entregue para a Prefeitura de Garça no dia 15 de dezembro. Ou seja, não está paralisada, está praticamente pronta.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa