06 ABR 2022
Começa o curso sobre “aproveitamento integral dos alimentos”
Os alunos que estão fazendo o curso começam a descobrir como melhor aproveitar os alimentos de sua geladeira, gastando menos.
A Prefeitura Municipal de Garça, por Meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindicato Rural e o Rotary Clube de Garça está realizando o curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos” de forma gratuita.

O curso está sendo ministrado pela Instrutora da SENAR, Régia Aparecida Carpanezzi de Almeida, no espaço cedido para o Rotary Clube de Garça. Segundo ela, a ideia surgiu por conta da falha nutricional da população brasileira e do descarte de produtos com qualidade que deveriam ser aproveitados. “O Brasil é considerado o melhor lixo do mundo, porque nós jogamos fora tudo o que pode ser aproveitado. Nós jogamos as cascas, as sementes e, muitas vezes, os próprios alimentos que deixamos perdendo na geladeira. Então, o objetivo do curso é aproveitar tudo isso, de tal forma que a gente possa consumir e reduzir os gastos em nossa casa. Além de melhorar a alimentação, porque muitos produtos que nós consumimos, as vitaminas, os minerais e demais nutrientes estão, em maior parte, nas cascas que se joga fora”.

Segundo Régia, estudos da Unicamp comprovam que existem situações onde o que deveria ser aproveitado acaba sendo descartado e o que não possui tantos nutrientes acaba sendo consumido. “Por exemplo, se você pegar uma laranja, a casca dela é mais nutritiva que a polpa. Se você pegar uma couve-flor, a maioria pega só aquela flor linda, mas não tem nada de nutriente, pois ele está nas folhas que, normalmente, são jogadas fora. Na beterraba também, a folha tem mais nutrientes que a própria beterraba”.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega